História da Inteligência Artificial (IA)

Há mais de séculos, ou até mesmo, milênios, a sociedade busca mecanismos capazes de imitar a inteligência humana. O estudo da inteligência teve seu início há mais de 2.000 anos com os filósofos que buscavam entender como funcionavam os processos de aprendizados, visão, lembranças e raciocínios.

Um exemplo foi Aristóteles (384 – 322 a.C.), o qual desenvolveu um sistema informal de silogismos para raciocínio, que através de premissas, geravam conclusões.

A automação da computação veio como conceito inicial através de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), quando projetou uma calculadora mecânica, sendo que reconstruções recentes validaram sua funcionalidade.

Muito tempo depois em 1956, quando John McCarthy se reuniu no campus de Dartmouth College, em New Hampshire, com alguns cientistas computacionais como Oliver Selfridge, Marvin Minsky e Trenchard More interessados em autômatos, redes neurais e estudo da inteligência para passar dois meses estudando sobre como a inteligência poderia ser descrita a ponto de que uma máquina pudesse simulá-la.

Esse verão reuniu grandes pesquisadores que tiveram relevância nesse campo de estudo nos próximos anos.

O teste de Turing

Nos anos 50, o cientista computacional Alan Turing propôs um teste com o intuito de responder se as máquinas de fato poderiam pensar.

Para solucionar este problema, ele propôs o “jogo da imitação”. Na versão “humana” participavam três pessoas, uma pessoa precisaria adivinhar quem era o homem e quem era a mulher num contexto de perguntas e respostas, onde um mediador trazia as respostas e o participante não podia ver quem respondia e nem ter acesso direto às respostas deles.

O que diferenciou na versão de Turing, é que ele substituiu um dos participantes por uma máquina.

Assim, se não descobrissem entre os respondentes quem era o homem e quem era a máquina, seria considerada inteligente a máquina. Diante desse jogo, Turing traz um novo conceito para a ciência cognitiva por meio de um teste, o qual trouxe um desdobramento significativo para os primórdios da inteligência artificial simbólica.

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial?

Hoje, a IA é um ramo da ciência da computação (não exclusivo) que tem o intuito de fazer com que as máquinas se comportem de forma inteligente.

A inteligência artificial está ligada a diferentes tecnologias que podem ser integradas de várias maneiras que podem ser capazes de:

  • Perceber: funcionalidades de aquisição e processamento de imagens, sons e voz, como por exemplo a visão computacional e processamento de áudios;
  • Compreender: processamento de linguagem natural e mecanismos que entendem e analisam as informações, que são os casos de traduções de idiomas;
  • Agir: através de tecnologias, os sistemas de IA são capazes de adotar ações no mundo real, como o piloto automático.

Por ser muito ampla em relação aos seus estudos, a IA também está relacionada com a psicologia, biologia, lógica matemática, linguística, engenharia, filosofia, entre outras áreas científicas.

Marcos da IA

Anos 50

Arthur Samuel, engenheiro da MIT que trabalhava num projeto para criar máquinas autônomas, criou o termo “machine learning”, que descreveu como "um campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem terem sido programados para tal".

Anos 60

Também criada pela MIT, ELIZA foi uma iniciativa que buscava simular uma conversa entre humanos e máquinas.

Ela foi programada para ser uma psicóloga, através de diálogos com usuários humanos que interagiam com ela, usando respostas baseadas em palavras-chave e estrutura sintática.

Shakey - foi criado o primeiro robô móvel que era capaz de raciocinar sobre suas próprias ações, quebrando comandos complexos em menores para assim, realizar ações sem instruções do homem.

Dá uma olhada no vídeo para conhecer ele!

Entre 70 e 80

O “inverno da inteligência artificial” foi uma época com poucas novidades para esse campo de estudo e cortes de investimentos.

A área se reinventa com Edward Feigenbaum, que traz os sistemas especialistas, os quais são softwares que se especializam em determinado campo e realizam atividades complexas e específicas sobre determinado assunto. Esse novo conceito de IA faz com que se aproximem mais do mercado corporativo, se tornando essencial seu uso.

Anos 90

O computador, Deep Blue da IBM, vence o campeão soviético de xadrez, Garry Kasparov.

A máquina adotava um método de cálculo que analisava as possibilidades, prevendo respostas e sugerindo os melhores movimentos.

Até aqui, trouxe um breve contexto da IA e seus grandes marcos até os anos 90. Caso queiram conferir toda a timeline, recomendo esse vídeo do canal TecMundo.

Logo mais, vou trazer aqui como a IA está evoluindo nos dias atuais e como ela está se relacionando com a robótica humanoide, postei um artigo semana passada sobre os robôs, confira aqui.

Até mais, galera 😉

 

Sobre a autora

Flávia Oliveira trabalha com parcerias estratégias no ANYMARKET, unidade da DB1 Global Software. É formada em Administração e atualmente é mestranda em Inovação e Propriedade Intelectual pela UEM. Se interessa por inovação, comportamentos e culturas.