Robótica sustentável: como a tecnologia apoia o futuro do nosso planeta? 

Conforme a tecnologia se expande e novas soluções aparecem, é evidente que as pessoas comecem a pensar sobre a relação entre inovação e o futuro do planeta. Evidentemente, com os robôs não seria diferente: é assim que surge o termo robótica sustentável. 

De acordo com a Febraban, o mercado de robôs deve crescer 10 vezes até 2030, somando um faturamento de mais de 260 bilhões de dólares. Segundo o levantamento, as soluções tecnológicas dessas máquinas serão bastante aceleradas. 

Além de automatizar tarefas humanas, a tecnologia do futuro estará mais próxima das pessoas, com interações cotidianas. Veículos autônomos, por exemplo, vão se tornar comuns, realizando diversos tipos de atividades (como entregas). 

E, como qualquer transformação da sociedade, essa expansão pode gerar dúvidas, principalmente quando falamos sobre o futuro do planeta. É neste contexto que surge a robótica sustentável: para unir tecnologia e sustentabilidade. 

Pensando nisso, neste artigo, você entende melhor a relação entre tecnologia sustentável e robôs, além da sua importância e de exemplos de projetos que estão se tornando reais quando o assunto é sustentabilidade e inovação. Confira! 

O que é robótica sustentável?  

Se a robótica desenvolve soluções tecnológicas construindo máquinas que automatizam, executam e facilitam tarefas, um robô sustentável é parte deste setor, focando na relação entre eles e o meio ambiente. 

A robótica sustentável pode ser aplicada em diversas áreas, como na agricultura.

Isso pode acontecer de diversas formas: desde a construção de robôs por meio de peças recicladas até a criação de máquinas capazes de economizar recursos naturais, como água potável. 

A robótica sustentável também se destaca na educação. Cada vez mais, cursos têm inserido o tema na grade curricular, para demonstrar a importância de conectar tecnologia do futuro com meio ambiente. 

Dessa forma, nos próximos anos, conseguiremos criar tecnologia sustentável, que facilite o dia a dia, ao mesmo tempo que desgasta menos os recursos naturais. 

Como a robótica pode ajudar na sustentabilidade?  

Quando soluções tecnológicas se encontram com um robô sustentável, as aplicações são diversas! O que se mantém, evidentemente, é o foco na conservação ambiental.  

Para demonstrar melhor a relação entre inovação e sustentabilidade, confira algumas aplicações de robótica sustentável na prática! 

Robótica subaquática 

Este ramo da tecnologia sustentável cria robôs com foco na preservação e monitoramento de ambientes aquáticos, como mares e rios. Eles podem acompanhar e identificar espécies marinhas, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, são excelentes para monitorar as condições da água. Por meio de submarinos, é possível coletar informações relevantes sobre a saúde das fontes, além de evitar desastres climáticos (como derramamento de óleo). 

Robótica para coleta e reciclagem 

Quando o assunto é reciclagem, a tecnologia do futuro pode ser usada para identificar e coletar resíduos nas cidades de forma automática.  

A robótica pode ser aplicada na reciclagem, para separação e coleta de resíduos. 

Além disso, por meio de sensores, estes robôs também conseguem separar materiais recicláveis de acordo com o tipo, facilitando o processo de reutilização dos itens. 

Robótica agrícola 

O agronegócio é um dos principais mercados brasileiros, de forma que usam diversos recursos naturais para plantio, colheita e demais processos. Logo, neste segmento, a robótica sustentável possui grandes oportunidades de implementação. 

Sensores de irrigação automáticos, práticas de agricultura de precisão, utilização de energia limpa e outros fatores da tecnologia sustentável podem ser inseridos no setor, para diminuir o uso de recursos naturais. 

Com a evolução da robótica sustentável, mais oportunidades aparecerão. Afinal, é fundamental que a evolução ande junto da conservação do meio ambiente. 

Qual a importância da robótica para o futuro do planeta?   

Para além da preservação natural, a robótica é um campo de estudos que apresenta diversas vantagens para o futuro. Conheça alguns! 

Inovação e criatividade 

Seja por meio de projetos de robótica sustentável ou utilizando outras áreas da sociedade, os robôs podem trazer grandes avanços para o futuro da tecnologia. 

Um excelente exemplo é a medicina, que já conta com robôs para auxiliar em diversas operações, inclusive em microcirurgias. 

Desenvolvimento de profissionais 

Conforme a robótica ocupa novos espaços na sociedade, funções começarão a aparecer. Dessa forma, áreas profissionais se abrem, garantindo formação contínua de pessoas. 

Empreendedorismo 

Com novos profissionais e tecnologias aparecendo, oportunidades de mercado se expandem. Assim, é possível desenvolver robôs que auxiliam em diversas atividades, facilitando a rotina das pessoas, ao mesmo tempo que negócios são gerados. 

Facilidade 

Ao automatizar tarefas, a robótica também garante mais facilidade na rotina das pessoas. Um ponto importante de citar é que, ao contrário do que se afirma, os robôs não irão substituir as pessoas! 

Pelo contrário: conforme eles integrarem nossa rotina, iremos aprender a conviver com eles. O esperado, para os próximos anos, é que seres humanos e máquinas coexistam cada vez mais. 

4 exemplos de empresas que investem em projetos de robótica sustentável  

Diversas empresas investem, desde já, em projetos de robótica sustentável, para garantir o futuro da tecnologia ao mesmo tempo que utilizamos os recursos naturais da melhor forma. 

Cada vez mais, a robótica será inserida em processos dentro das empresas. E, para isso, é fundamental que ela seja sustentavelmente consciente! 

O interessante é que essas ideias não estão apenas dentro de uma área da sociedade, de forma que a robótica sustentável possa impactar (e ajudar) diferentes realidades. Pensando nisso, conheça algumas empresas que se preocupam com o futuro! 

1. CleanRobotics 

A CleanRobotics é uma startup focada em coleta e separação do lixo, a fim de evitar a contaminação de resíduos recicláveis (o que os impossibilitam de serem reutilizados). 

Para isso, desenvolveu o Trashbot, um robô sustentável que analisa os materiais descartados e, a partir disso, faz a separação automática para compartimentos específicos. 

Segundo a própria empresa, o Trashbot possui 95% de assertividade em sua separação, sendo mais assertivo que os próprios seres humanos! 

2. SESI 

O SESI, uma organização nacional, é uma das principais criadoras de projetos de robótica sustentável no país. Para além de criar inovações, a instituição ainda investe na formação de profissionais focados na área de tecnologia do futuro, para que mais pessoas levem essa ideia adiante. 

Como exemplo, podemos citar a plataforma de compostagem inteligente, desenvolvida pela equipe Androids, do SESI Rio Grande do Sul. 

Além de incentivar a separação correta de resíduos recicláveis daqueles que não são, a plataforma possui uma composteira, que reutiliza materiais orgânicos, transformando-os em um excelente adubo. 

Idealizada para condomínios e apartamentos, quem utiliza a composteira ainda ganha desconto na taxa condominial, além de receber o adubo produzido por ela para usar em hortas caseiras. 

3. Raks 

Focada em robótica sustentável para a agricultura, a Raks é especializada em irrigação. Por meio de mecanismos inteligentes, é possível entender quando regar o plantio, além de qual a dosagem de água necessária. 

Saiba QUANDO e QUANTO irrigar com a Raks 

O sistema leva em consideração diversos fatores, como clima, tipo de solo e de cultura, umidade e muito mais. 

Dessa forma, além de garantir a saúde do plantio, a Raks consegue economizar o desperdício de água. A empresa, ainda, se integra com três dos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis da ONU (fome zero e agricultura sustentável, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima). 

4. Adroit Robotics 

Por fim, a última empresa de robótica sustentável da lista é a Adroit. Focada em soluções para agricultura de precisão, a empresa visa apoiar negócios ao mesmo tempo que economiza recursos naturais e garante menos poluição no meio ambiente. 

Além de monitorar o plantio, a Adroit informa a saúde das plantas, demonstra quanto adubar e irrigar. Também apresenta quanto de agrotóxico adicionar nas plantas, de acordo com o cultivo. 

Logo, além preservar o meio ambiente, garante que haverá menos toxinas sendo eliminadas no solo. 

A tecnologia do futuro ajuda a criar uma sociedade mais consciente com as questões ambientais. O Tinbot, robô desenvolvido pelo Grupo DB1, é um excelente exemplo! 

Além de apoiar empresas e instituições em recepções e eventos, o robô faz parte de uma empresa que se preocupa com questões ambientais em sua cultura. Separação de resíduos e estrutura com economia de energia, por exemplo, são parte da rotina de toda a companhia. 

Para saber mais sobre como o Tinbot colabora para a robótica sustentável, acesse o site da empresa e confira detalhes

Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Oi 👋
Posso te ajudar?