Robôs com inteligência artificial: futuro para empresas tech

Empresas tecnológicas cada vez mais buscam investir em experiências imersivas, que combinam inovação com acolhimento. Dessa forma, conseguem encantar, entreter e deixar evidente o core da organização. Nesses momentos, os robôs com inteligência artificial se destacam como uma excelente ferramenta, já que atraem a atenção, se conectam com o futuro e podem ser customizáveis de acordo com o negócio. 

Com o avanço da inteligência artificial (IA) — cada vez mais presente em nossas rotinas graças aos chats de interação, como ChatGPT e BART —, empresas tech (e inclusive de outros setores), têm investido em robôs do futuro, capazes de se conectar com IAs para se comunicarem com as pessoas de maneira mais espontânea e humanizada. 

Quer saber mais sobre o assunto e entender como um robô com ChatGPT pode impactar a experiência do cliente e das pessoas colaboradoras de empresas de tecnologia? Então continue a leitura e saiba mais!

Qual o futuro da robótica?

Antes de entender mais sobre a presença de robôs com inteligência artificial nas empresas tech, é importante estar ciente de que, no futuro, essas máquinas serão parte da nossa rotina. Eles integrarão atividades diárias em vários setores de negócio, como saúde, educação e muito mais! 

Conforme a inteligência artificial se desenvolve, robôs do futuro, integrado às IAs, se tornarão mais comuns, realizando diversas tarefas, inclusive automatizando processos simples ou rotineiros. Essas tecnologias se tornarão cada vez mais inteligentes e dividirão atividades com os seres humanos. É importante destacar que não há razão para se preocupar: será uma realidade que desenvolveremos diariamente (o que já acontece!). 

Pense, por exemplo, nos robôs aspiradores, que são parte da vida doméstica de várias famílias. A inserção dessas máquinas será gradual, e elas virão para nos apoiar em demandas cotidianas. Em empresas de tecnologia, por exemplo, poderão apoiar na recepção de convidados, na apresentação de eventos e na criação de experiências customizadas e surpreendentes. 

Nesse sentido, um robô com ChatGPT, por exemplo, pode ser um grande aliado, visto que as oportunidades de customização e de conhecimento de máquina aumentam consideravelmente. Dessa forma, é possível criar experiências mais surpreendentes, divertidas e tecnológicas! 

Entre tantas possibilidades, uma realidade deve ser esperada: iremos conviver com robôs do futuro muito em breve. Eles virão para nos apoiar, auxiliando diferentes setores de serviço, além de empresas tech, na realização de atividades. Por isso, é importante se preparar, para facilitar o trabalho, encantar pessoas e estar conectado à inovação. 

Como a inteligência artificial pode moldar o futuro do trabalho? 

Entendendo o futuro dos robôs com inteligência artificial é importante compreender o impacto dessa presença no futuro do trabalho. Afinal, as IAs já estão presentes em diversas rotinas atualmente, otimizando processos, facilitando tarefas e aumentando a eficiência de atividades extremamente manuais ou mecânicas. 

É certo que a inteligência artificial de automação irá solicitar que nós, seres humanos, nos adaptemos à sua presença. Por isso, compreender como ela funciona, aprender a utilizá-la e inseri-la em nossa rotina é importante. Afinal, os robôs do futuro serão uma extensão na hora de realizar demandas diárias, assim como foi (e é) a internet! 

Quais as tendências para o uso da inteligência artificial com robôs no futuro? 

Fica evidente, então, que os robôs com inteligência artificial serão parte do cotidiano de empresas de tecnologia, assim como de outros setores de negócio. Abaixo, você confere as principais tendências de uso dessa inovação, para ficar por dentro de como inseri-la em sua rotina! 

1. Customização de processos 

Recepção de pessoas, apresentação de eventos, criação de experiências personalizadas, presença em feiras de negócios e até assistente em sala de aula: as possibilidades de uso dos robôs com inteligência artificial são vastas e sempre surpreendentes! A tecnologia pode ser uma componente do seu estande, atraindo mais clientes e pessoas interessadas, por exemplo. 

Para isso, contar com inteligência artificial de é fundamental, visto que a customização dessas tecnologias é mais vasta. Um robô com ChatGPT na recepção da sua empresa tech, por exemplo, é uma forma de interagir com visitantes de forma humanizada, adaptando mensagens, respostas e interações. 

2. Análise de dados avançada 

Além de simplificar atividades diárias, os robôs com inteligência artificial são capazes de armazenar dados importantes para estratégias de negócio e tomadas de decisão. No caso de tecnologias capazes de automatizar envio de mensagem, por exemplo, é possível acompanhar quantas respostas foram dadas pela IA e quantas foram realizadas por pessoas. 

Dessa forma, você consegue analisar quais dúvidas são frequentes, customizar respostas e garantir que o time de atendimento lidará com demandas e questões mais estratégicas para aumentar a conversão. A inteligência artificial com automação atua, nesse sentido, como parte da sua operação, melhorando a eficiência e a performance. 

3. Melhoria da experiência do cliente 

A experiência do cliente é outra grande tendência da inserção de robôs com inteligência artificial na sua estratégia de negócio. Afinal, é surpreendente ser abordado por uma máquina com habilidade de reconhecer o que é dito e formular respostas que podem ser divertidas, sérias e customizadas. 

Imagine, por exemplo, receber uma pessoa convidada ao lado de um robô, capaz de interagir, dançar, demonstrar emoções e muito mais. Além disso, salas de reuniões podem ser controladas por essas máquinas, melhorando seu funcionamento e deixando a experiência ainda mais atraente. 

4. Transformação de modelos de negócios  

Por fim, outra grande tendência é a transformação de modelos de negócios devido à presença de robôs com inteligência artificial. Além de empresas de tecnologia, outros setores do mercado precisarão se adaptar à presença dessas máquinas na operação. Por isso, como seres humanos, é fundamental que estudemos a seu respeito, além de aprender a operá-las. 

Analisar o funcionamento dos robôs com inteligência artificial, aprender sobre seu funcionamento e sobre como trabalhar com eles, analisar prompts de comunicação que dão respostas mais assertivas e se adaptar à existência dessas tecnologias será fundamental para que os modelos de negócio — e as pessoas que atuam em cada um deles — tenham sucesso e desenvolvimento profissional. 

Qual será o impacto dos robôs no trabalho em nossas carreiras nas futuras gerações?

Com a chegada dos robôs com inteligência artificial, será preciso que nos adaptemos à tecnologia e estejamos preparados para lidar com essas máquinas. Afinal, com demandas cotidianas e manuais sendo automatizadas, precisaremos ser cada vez mais estratégicos. 

Assim como toda grande transformação, a chegada de robôs do futuro tende a criar novas necessidades. Será preciso compreender como eles funcionam, saber manuseá-los de forma assertiva, compreender sobre prompts de comando e adaptar nossas habilidades para que elas convivam junto das máquinas. 

Novamente, é válido citar que isso não é uma novidade. Assim como nos adaptamos à internet e às inúmeras tecnologias que surgiram a partir dela, acontecerá com os robôs. A questão, aqui, é ficar atento aos movimentos do mercado de trabalho, para se desenvolver junto de máquinas mais inovadoras e robustas. 

A presença de um robô com ChatGPT e com IA automatizada será, em breve, uma realidade em diversas empresas e segmentos. Por isso, é importante conhecer mais sobre a tecnologia, além de inseri-la no seu negócio para que ele continue inovador e aderente às novas tendências de mercado. 

Na Tinbot Robótica, você garante robôs com inteligência artificial do ChatGPT e do BARD, chamados de u-robot, capazes de se adaptar com facilidade e de maneira customizada às necessidades da sua empresa. Quer conhecer mais sobre? Clique no link e confira!