Casa inteligente: descubra os benefícios dos robôs na automação residencial 

A tecnologia tem tornado cada vez mais possível a inserção de robôs no dia a dia. Isso mesmo: para além dos filmes, é possível criar uma casa inteligente, que une robótica com segurança, acessibilidade e até economia de energia! 

Com a chegada mais frequentes de dispositivos inteligentes nas lojas, é possível criar um lar com tecnologia e conforto. De tomadas até eletrodomésticos mais robustos, já é possível encontrar itens que podem ser controlados remotamente, utilizando a internet. 

Dessa forma, termos como automação residencial e casa inteligente se tornam bastante comuns, além de estarem completamente conectados com robôs no dia a dia. 

Se você está pensando em tornar sua casa mais conectada e quer compreender mais sobre o assunto, basta continuar a leitura deste texto. Além de explicar os termos técnicos, apresentaremos vantagens e exemplos. Confira! 

O que é automação residencial?  

Antes de compreender o que é uma casa inteligente, é importante conhecer a automação residencial. O termo se refere à construção de um lar que pode ser controlado remotamente, por meio de dispositivos integrados e internet. 

A automação residencial traz mais segurança para sua casa, por meio de fechaduras inteligentes, por exemplo. 

Atualmente, existem diversos dispositivos que podem ser controlados do celular, como lâmpadas, tomadas, fechaduras, aspiradores, máquinas de lavar roupas, lavadoras de louças e até geladeiras. 

Chamados de dispositivos inteligentes, eles podem ser controlados remotamente, mesmo quando você não está em casa. Vamos supor que você saia para trabalhar e, na correria, esqueceu de ligar a máquina de roupas. 

Com um dispositivo inteligente, é possível programar o ciclo completo utilizando seu celular, mesmo sem estar em casa.  

Dessa forma, quanto mais dispositivos inteligentes você agrega ao seu lar, mais a automação residencial se aplica. E, aos poucos, é possível contar com uma casa inteligente robusta e integrada. 

O que é uma casa inteligente?  

Compreendendo o que é automação residencial, torna-se mais simples compreender a casa inteligente. Afinal, os termos estão diretamente relacionados. 

Logo, uma residência inteligente é aquela construída com dispositivos capazes de automatizar o controle da casa. E, caso o seu lar ainda não conte com essas tecnologias, saiba que é possível investir nelas aos poucos! 

A questão é se organizar para adquirir os dispositivos que fazem sentido dentro da sua rotina. Uma ideia é começar por itens menores, como lâmpadas e fechaduras. 

As lâmpadas inteligentes podem ser controladas à longa distância, por um celular. Além de ligar e desligar o dispositivo, é possível mudar sua cor e até a intensidade da luz. 

As lâmpadas inteligentes trazem mais controle e praticidade para a rotina. 

As fechaduras são bastante similares. Com elas, é possível abrir portas para entregas, manutenções e limpeza, por exemplo, de qualquer lugar. 

Os eletrodomésticos são outros dispositivos que estão cada vez mais automatizados. Aspiradores, lava-louças, máquinas de roupa, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, fornos e outros itens de uso comum podem ser adquiridos com tecnologia inteligente, para serem controlados via celular. 

Caso você ainda não consiga investir em itens maiores, pode contar com as tomadas inteligentes! Basicamente, elas podem ser ligadas e desligadas remotamente. Não funciona para todos os eletrodomésticos, no entanto, para ares-condicionados e máquinas de lavar, podem ser uma boa opção. 

Outro item que não pode ficar de fora da lista são as assistentes virtuais, como a Alexa. Presente na residência de muitas pessoas, elas ajudam funcionam para lembretes, pedir comida, ouvir música e, quando conectada a outros dispositivos inteligentes, podem controlá-los! 

Dessa forma, a casa inteligente é a união de várias tecnologias que podem ser automatizadas e controladas com o auxílio de outros dispositivos e da internet. Quanto mais itens você tiver, mais conectado será seu lar. 

Como a robótica pode ser usada no dia a dia?  

Inserir os robôs no dia a dia e construir uma casa inteligente apresenta inúmeras vantagens, bastante úteis na rotina de cuidados com a residência. 

Pensando nisso, separamos os principais usos de robótica dentro de casa, assim como as vantagens que eles podem apresentar. Confira! 

Conforto 

Antes de mais nada, ter um robô para casa traz mais comodidade. Afinal, eles facilitam diversas tarefas e tornam as atividades manuais automatizadas. 

Ao controlar sua casa de qualquer lugar, você conta com mais praticidade e conforto. 

Como exemplo, podemos citar o robô assistente, como a Alexa, que garante que você não esquecerá nenhum lembrete ou compromisso. Além disso, quando conectada com outros dispositivos inteligentes, ela pode controlar as luzes, ligar o gelo rápido da geladeira e muito mais. 

Como já citado, os dispositivos podem ser controlados por celulares. Este ponto garante que, mesmo de longe, será possível realizar tarefas em casa, como pedir ao robô aspirador que limpe os cômodos. 

Segurança 

Existem dispositivos inteligentes focados especialmente em segurança, como câmeras, sensores de movimento, fechaduras por impressão digital e até robô assistente conectado a empresas de segurança. 

Dessa forma, mesmo quando você não está em casa, consegue acessar os ambientes da residência e garantir que está tudo em ordem. 

Acessibilidade 

Ao permitir controle por voz e por celulares mesmo sem estar próximos aos aparelhos domésticos, a casa inteligente também proporciona mais acessibilidade para seus moradores.  

Uma casa inteligente é mais acessível, já que pode ser controlada de diferentes formas.

Além disso, diversos dispositivos podem ser programados para serem acionados dentro de uma rotina. Por exemplo, você pode customizar algumas lâmpadas da casa para acenderem, automaticamente, às 18h30. 

Logo, se torna mais acessível controlar e até organizar a residência, afinal, consegue controlar aparelhos mesmo quando está no trabalho ou viajando. 

Economia de energia 

Por fim, os dispositivos inteligentes geram economia de energia. Afinal, você consegue controlá-los conforme precisa, garantindo que as luzes não ficarão ligadas além do necessário ou que a máquina de lavar continuará funcionando mesmo após finalizar o ciclo. 

Outra vantagem é que um robô para casa inteligente, geralmente, demonstra o consumo de energia em seu aplicativo. Em outras palavras, é possível conferir quanto determinado aparelho está gastando, antes mesmo da fatura fechar. 

Dessa forma, também consegue ter visibilidade de qual eletrodoméstico inteligente está consumindo mais energia e controlar melhor o uso dele. 

Como deixar uma casa inteligente?  

Criar uma casa inteligente pede planejamento e organização. Afinal, será preciso realizar alguns investimentos até comprar os dispositivos desejados. Entenda melhor como se preparar! 

Estabeleça prioridades 

Pesquise qual robô para casa inteligente você deseja e, a partir disso, crie uma lista com os principais dispositivos. Afinal, existem muitas opções no mercado, desde tomadas até geladeiras. 

Por isso, entender quais são as prioridades é fundamental para adquirir itens que realmente serão úteis.  

Planeje-se 

Como qualquer investimento, uma casa inteligente requer planejamento financeiro. Como alguns itens possuem um alto custo, é preciso organização para comprá-los sem ter problemas. 

Assim como qualquer investimento, é preciso se planejar para criar sua residência inteligente. 

 Por outro lado, dispositivos como robô assistente e lâmpadas inteligentes costumam ter um valor mais baixo. Por isso, podem ser uma boa maneira de iniciar a construção da automação residencial. 

Pesquise as marcas 

Como todo produto, existem diversas marcas fabricando robôs inteligentes para residências. Conhecer as opções é fundamental para adquirir aquela que possui melhor custo-benefício. 

Da mesma forma, pesquisar as marcas e modelos ajuda a encontrar opções que realmente trarão economia financeira, uma das vantagens em montar uma casa inteligente. 

Fique atento a promoções 

Datas promocionais, como Black Friday e Dia do Consumidor, costumam realizar inúmeras promoções de eletrônicos. Nesses momentos, aproveitar para adquirir os itens para sua casa inteligente é uma excelente opção! 

3 opções de robôs para deixar uma casa inteligente  

Entendendo mais sobre automação residencial, suas vantagens e como se planejar para construir uma casa inteligente, é o momento de conferir opções de robôs disponíveis no mercado. 

Alexa 

Segundo a Amazon, os brasileiros utilizaram a Alexa mais de 2 bilhões de vezes em 2023. Este robô assistente é extremamente popular e pode ser utilizado em diversas tarefas da casa. 

Além de realizar lembretes e servir como toca música, a Alexa possui jogos, pode realizar compras e se conecta com outros dispositivos inteligentes da casa (permitindo o controle deles por voz). 

Por ter uma utilização ampla, este é um dos primeiros robôs para casa que as pessoas costumam investir. 

Robô aspirador 

Outra opção bastante popular são os robôs aspiradores. Disponíveis em diversas marcas e modelos, além de remover poeiras, alguns chegam a passar pano na casa! 

O robô aspirador é um dos itens mais desejados quando o assunto é automação residencial. 

Neste caso, ficar atento ao modelo adquirido é fundamental. Existem aqueles mais simples, que aspiram em linha reta e mudam de direção ao bater em algum móvel, e os mais robustos, que escaneiam a casa e fazem uma limpeza mais completa. 

Máquina de lavar Smart 

Esta opção possui um valor aquisitivo mais elevado, porém é excelente para quem tem uma rotina corrida. A máquina de lavar smart pode ser completamente controlada pelo celular e possui uma vasta personalização de ciclos. 

Assim, você consegue controlar para que peças mais delicadas não sejam centrifugadas, ao mesmo tempo que pode iniciar um ciclo mais longo para roupas muito sujas. 

Por ser um dispositivo inteligente, pode ser conectado à Alexa, de forma que o robô assistente inicia ciclos e avisa quando foram finalizados. 

Agora que você já conhece mais sobre casa inteligente, é o momento de se aprofundar no universo da robótica. No blog do Tinbot, você confere vários conteúdos sobre o tema. Clique e confira!