Filme de inteligência artificial: 6 indicações para maratonar

Faz tempo que IA e robótica são referência para o cinema na hora de criar longas e curta-metragens. A maneira como os gêneros abordam o assunto varia, de forma que é possível criar um filme de inteligência artificial para cada gosto! 

Com o avanço rápido da IA, é comum que pensemos sobre o impacto delas nas nossas vidas. Afinal, todos estamos convivendo com esta tecnologia. E, nesses momentos, nada melhor que uma produção para nos fazer refletir! 

Se você está procurando por um filme que fala sobre inteligência artificial para dar o play, está no lugar certo! Separamos 6 indicações para você assistir acompanhado de uma pipoca. Confira! 

6 filmes de inteligência artificial

Felizmente, existe mais de um filme com inteligência artificial feito com maestria e qualidade. De animações a terror, é possível se divertir, se assustar e até chorar! 

Pensando nisso, separamos uma lista bastante variada, que aborda vários gêneros. Assim, você dá play no está mais a fim e ainda coloca alguns títulos na lista para a próxima vez que for fazer um cineminha em casa. Confira as indicações! 

Ex Machina

Lançado em 2014, Ex Machina é um clássico quando o tema é filme que fala sobre inteligência artificial. O filme, que mescla drama, thriller e ficção científica, conta a história de Nathan, Ava e Caleb. 

Nathan é dono de uma empresa de tecnologia milionária e, em determinado momento, realiza um sorteio na companhia e escolhe um colaborador para conhecer sua casa, uma mansão que mais parece uma cidade. 

O escolhido é Caleb, que logo é apresentado à Ava, a inteligência artificial criada por Nathan para ser sua companhia. Além disso, o jovem programador também descobre que realizará testes com a IA robótica. 

O filme de inteligência artificial acontece ao redor das interações de Nathan, Ava e Caleb, adicionando ainda a governanta da mansão, Kyoko, uma mulher que não sabe inglês e que é constantemente maltratada pelo patrão. 

É justamente ao mostrar a dualidade de tratamentos entre pessoas e máquinas que o filme ganha camadas. Os diálogos são meticulosamente pensados para gerar diversos sentimentos no telespectador, como nervoso, diversão, afeto, raiva e muito mais. 

As referências dentro do filme de inteligência artificial também são inúmeras e bastante interessantes para compreender o longa, adicionando questões importantes referentes à relação entre IA e arte, sociedade e filosofia, por exemplo. 

Ex Machina é uma obra que parte de um tema comum (a relação entre humanos e máquinas) e consegue aprofundá-la por conseguir discutir isso em um roteiro extremamente bem pensado. 

Para quem quer um filme com inteligência artificial para refletir, este é, sem dúvidas, uma das melhores indicações! 

Onde assistir: Amazon Prime (para alugar dentro da assinatura) 

M3GAN

Fãs de terror, podem comemorar! Em 2022, M3GAN foi lançado e ganhou o coração dos apaixonados pelo gênero. 

Este filme de inteligência artificial conta a história de Gemma, uma robotista extremamente inteligente, e de Cady, sua sobrinha órfã, cuidada pela tia. 

Retomando a interação entre pessoas e bonecos (famosa por Chuck, Annabelle e até Jogos Mortais), M3GAN se trata de uma robô com inteligência artificial desenvolvida para ser a companhia das pessoas, protegendo-as e ajudando-as. 

Com uma IA capaz de demonstrar emoções e se adaptar com facilidade, M3GAN começa a se aproximar de Cady, inclusive em momentos em que a tia não consegue fazer isso. 

Evidentemente, como todo terror, a situação não sai como esperada. O filme logo começa a ter um tom sinistro, quando M3GAN passa dos limites no trabalho de proteger Cady. 

Mais do que sustos, M3GAN é um longa divertido, com muitas referências a filmes de terror. Conforme se desenrola, ele também apresenta doses de drama e de suspense. 

Este filme com inteligência artificial vai fazer você tampar o rosto algumas vezes, ao mesmo tempo que questiona temas como luto, acolhimento e relacionamentos. É certamente uma boa pedida para quem quer sentir frio na barriga. 

Onde assistir: Telecine 

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Procurando por um filme de inteligência artificial para ver com a família? Então dê o play em A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas! Esta é uma animação divertida e emocionante, que tirará sorrisos e, quem sabe, algumas lágrimas. 

Como o próprio nome sugere, o longa conta a história dos Mitchells, uma família que sai de viagem para levar a filha mais velha, Kate, para a universidade. O problema é que, no meio disso, uma inteligência artificial se rebela e começa uma revolta, aprisionando todos os humanos. 

Conforme a história se desenrola, os Mitchells buscam maneiras de sobreviver ao robô com inteligência artificial, que está atacando os humanos, e assim salvar o mundo. 

Para além da relação familiar, a animação trata de amadurecimento, sonhos e conexões. É um filme que fala sobre inteligência artificial emocionante, que vai encantar toda a família! 

Onde assistir: Netflix 

Her

Este é um filme de inteligência artificial favorito de muitas pessoas. É um drama profundo, bonito e poético, que conta a história de Theodore e Samantha, uma IA. 

Theodore trabalha em uma empresa que escreve cartas de amor para as pessoas apaixonadas conforme contratação. Ao mesmo tempo, lida com o término do seu último relacionamento, que ainda não foi superado. 

Com a melancolia como plano de fundo do filme de inteligência artificial, Theodore adquire uma nova IA disponível no mercado, capaz de ter relações tão semelhantes quanto as humanas. 

Conforme o relacionamento dos dois se desenrola, o protagonista começa a se apaixonar pela IA. É dessa forma que o filme adiciona uma nova camada na relação humanos e máquinas, demonstrando como os sentimentos podem ser grandemente compartilhados. 

Her lida com luto, términos, relacionamentos (de amizade e românticos) e solidão. É um filme com inteligência artificial que mostra como precisamos lidar com nossas questões para conseguirmos continuar a vida. 

Onde assistir: Amazon Prime 

Matrix

Por mais antigo que seja, seria impossível fazer uma lista de filmes de inteligência artificial sem citar Matrix.  

O longa acompanha Neo em sua jornada para salvar a raça humana, que está dominada por IAs. Repleto de ação, o protagonista precisa dominar suas habilidades e conseguir libertar as pessoas, que estão tendo suas energias sugadas pela tecnologia. 

Para além de uma grande aventura, Matrix é um filme repleto de críticas sociais, que analisa profundamente a relação entre humanos e máquinas. Foi extremamente disruptivo na época de seu lançamento e, até hoje, é o queridinho de muitos quando o assunto é filme de inteligência artificial. 

Onde assistir: HBO Max 

Transcendence: A Revolução

A última indicação da lista é Transcendence, um filme de inteligência artificial que dialoga sobre até onde podemos ir na hora de usar uma IA. 

O filme conta a história de Will Caster, um neurocientista especialista em IA, e de sua esposa Evelyn, também neurocientista. 

Quando Will falece em um ataque de um grupo radical, que ia contra as ideias dele, Evelyn transfere o cérebro do marido para um megacomputador. O problema é que ele se conecta à internet e, a partir daí, começa a traçar planos para o futuro da humanidade que nem todos concordam ou possuem controle. 

Transcendence é um filme de inteligência artificial com muita ação e bastante dramático, que novamente debate sobre a relação entre homens e máquinas, inclusive em um contexto além da vida. 

Onde assistir: Amazon Prime (para alugar dentro da assinatura)

O que é inteligência artificial?

Para além de ser inspiração para excelentes filmes, a IA está se tornando parte da nossa rotina, seja profissional ou pessoal. Nesse sentido, é válido entender o que é inteligência artificial, para se aprofundar no assunto. 

Atualmente, a inteligência artificial é um ramo de estudo muito explorado. O principal papel dos profissionais da área é desenvolver sistemas capazes de simular a habilidade de raciocínio humana. 

Essas máquinas conseguem tomar decisões por si só e são alimentadas por grandes bancos de dados, que as tornam tão habilidosas e complexas, assim como vemos em um filme de inteligência artificial! 

Quais são os 4 tipos de inteligência artificial?

Compreendendo o que é inteligência artificial, vale conhecer quais os tipos existentes e os seus desdobramentos na sociedade. Conheça! 

Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina é um tipo de inteligência artificial extremamente comum em sistemas mais complexos, que otimizam tarefas.

Dessa forma, o sistema consegue automatizar tarefas, encontrar padrões e tomar decisões com base nas informações que possui. Quanto maior o banco de dados, maior será o potencial da máquina! 

Processamento de linguagem natural

Este tipo de inteligência artificial é a base para as IAs capazes de ter diálogos com seres humanos. O processamento de linguagem natural permite que os sistemas entendam nossa comunicação e, a partir disso, deem respostas. 

Para além de textos, os sistemas com processamento de linguagem natural compreendem voz, inclusive em mais de um idioma! 

Visão computacional

Por meio da visão computacional, os sistemas conseguem compreender imagens e vídeos. Assim, reconhecem objetos, pessoas e até emoções. Como exemplo, podemos citar o Google Lens! 

Robótica inteligente

Um robô com inteligência artificial pode interagir com diversos tipos de pessoas.

Este tipo de inteligência artificial é um dos mais presentes nos filmes! Trata-se da combinação de robôs com IA, para que as máquinas interajam com o ambiente e com as pessoas.

Dessa forma, cria-se um robô com inteligência artificial capaz de realizar tarefas e interações sem a supervisão constante de uma pessoa. 

O que é esperado para o futuro da inteligência artificial?

A inteligência artificial certamente estará mais próxima das rotinas nos próximos anos. Se hoje ela já faz parte de tarefas comuns do dia a dia, estará cada vez mais! 

No entanto, isso não é motivo para pânico. Conforme os avanços acontecerem, encontraremos formas de lidar com essas novas tecnologias, integrando-as na nossa rotina como facilitadoras. 

O mesmo acontece para os robôs com IA, que já não estão mais apenas em um filme de inteligência artificial! É o caso do U-robot, da família Tinbot, que usa a tecnologia para ter interações das mais diversas com as pessoas. Quer saber mais? Clique no link e acesse!