4 tipos de tecnologias inovadoras para apoiar sua empresa em 2024

Com a chegada da inteligência artificial e o avanço digital, robôs interativos, realidade aumentada, 5G e outras tecnologias inovadoras começaram a tomar conta da nossa rotina. Evidentemente, o mesmo aconteceu com as empresas, que podem usar esses sistemas a seu favor! 

Afinal, é certo que a tecnologia em 2024 continuará se desenvolvendo em tempo recorde. Por isso, conhecer os tipos de inovações e a vantagem que eles agregam para os mais diversos tipos de empresas é fundamental. Dessa forma, você usa as tendências a seu favor. 

Por isso, neste texto, separamos os principais tipos de tecnologia do mercado, junto daquelas que estão sendo apontadas como tendências futurísticas. Assim, você compreende suas vantagens e consegue organizar a equipe para otimizar processos e surpreender clientes e colaboradores. Continue a leitura e confira! 

O que esperar da tecnologia em 2024? 

Desde a pandemia, o setor de inovação cresceu 60%. Só no Brasil, em 2023, o crescimento previsto era de 6,2%. Logo, o esperado é que tecnologias inovadoras continuem surgindo em 2024. Além disso, certamente teremos o avanço daquelas já existentes, que serão mais desenvolvidas. 

A inteligência artificial, realidade virtual, 5G, machine learning e outras novas tecnologias tomarão proporções ainda maiores, sendo cada vez mais parte da rotina. Esse movimento já vem acontecendo, e podemos percebê-lo no lançamento de óculos imersivos e na presença de IA no Google, por exemplo. 

Nas empresas, as tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e machine learning, podem ajudar a otimizar processos e automatizar situações do dia a dia. Além disso, a robótica pode ser inserida na experiência dos clientes (com o Tinbot, por exemplo!). 

Mudanças no mercado de trabalho também podem ser esperadas como resultado do uso da tecnologia em 2024. Profissionais que conseguem trabalhar junto de IAs e robôs interativos serão cada vez mais relevantes. Mais do que a área de desenvolvimento de software, todas serão impactadas. 

Por isso, a dica é separar tempo para estudar as tecnologias do mercado. É importante que as usemos como aliadas, para facilitar o que é possível. Ao mesmo tempo, nossa expertise e habilidade de raciocínio serão mais valiosas, pois são o que nos diferencia! 

Quais são os tipos de inovação para empresas? 

Compreendendo a expansão da tecnologia em 2024, é válido conhecer os tipos de inovação para empresas. Nas companhias, esse termo se refere à ação de encontrar uma maneira mais otimizada de lidar com o dia a dia, seja nos produtos, nos serviços ou nos processos. 

Os tipos de inovação empresarial conseguirão direcionar se usamos, por exemplo, internet das coisas para facilitar manuntenção de salas ou se usaremos robôs interativos (IAs) para automatizar respostas ao usuário. Por isso, é interessante conhecer as quatro ramificações das tecnologias inovadoras nos negócios. Confira abaixo! 

Inovação de produto ou serviço 

Este tipo de inovação consiste no lançamento de soluções nos produtos ou serviços. Pode ser mudar a interface de um software, facilitando seu uso, ou lançar uma versão melhorada de determinado item, como o u-Robot, robô com inteligência artificial integrada da família Tinbot. 

Este tipo de inovação impacta diretamente na sustentabilidade e no crescimento do negócio. Ao lançar um novo item no seu site ou identificar uma nova maneira de prestar seus serviços, você aumenta as chances de conversão e atrai mais clientes, pois atende às necessidades das pessoas. 

Por isso, é fundamental conhecer sua base de clientes, para compreender o que eles estão pedindo. Realizar pesquisas com usuários e consumir estudos de público, além de realizar análises da sua base, é uma excelente maneira de lançar tecnologias inovadoras na sua empresa! 

Inovação de processo 

Inovação de processos consiste em otimizar, melhorar ou solucionar alguma dor ou ponto em como sua empresa se organiza. Pode ser facilitar caminho de conversão, entregar em 24h, automatizar o software de gestão de pedidos ou até reorganizar reuniões do time. 

Para inovar nos processos, é importante passar por uma etapa de avaliação e análise. Definir um foco também é uma ótima ideia! Por exemplo: você vai melhorar a jornada dos clientes ou a operação? A partir disso, é válido realizar brainstormings para pensar em possibilidades. 

É válido citar que rotinas simples podem ser inovadas e trazer grandes resultados. Um software que centraliza toda a gestão da sua operação certamente facilitará a comunicação e a visão de várias frentes do negócio do que o uso de várias ferramentas! 

Inovação de marketing 

Quando falamos de inovação de marketing, nos referimos a mudanças no processo comercial e de marca da sua empresa. Pode ser utilizar uma ferramenta que automatiza disparos de e-mails ou realizar um rebranding completo, que reposiciona seu negócio no mercado. 

Conforme o mercado muda, as inovações de marketing se tornam mais necessárias. No entanto, elas devem ser levadas em consideração até em processos mais simples, como usar IA para facilitar a criação de artes. 

As melhores pessoas para identificarem este tipo de novas tecnologias é a equipe de marketing. Por isso, vale alinhar com o time a importância de contar com inovação no dia a dia, além de estimular o estudo sobre ferramentas e softwares disponíveis no mercado. 

Inovação organizacional 

Inovação organizacional consiste em inserir o uso de tecnologias inovadoras como parte da cultura da sua empresa. Logo, passa a ser uma visão de negócio compartilhada internamente, entre os times. 

A partir disso, a inovação se torna tema de reuniões, conversas e treinamentos. Ela se torna parte da rotina empresarial, de forma que toda sua equipe volta o olhar para isso. O ponto positivo é que encontrar soluções tecnológicas vira parte do dia a dia. 

Para contar com inovação organizacional, é preciso realizar alinhamentos com toda a empresa e nutrir o comportamento no dia a dia. Contar com as lideranças nesse processo é fundamental, para que esta cultura seja compartilhada por todos os times. 

O ponto positivo é que este tipo de inovação beneficia a de produtos, serviços, processos e marketing. Afinal, quando mais de uma pessoa incorpora um pensamento focado em novas tecnologias, se torna mais simples encontrar soluções para diferentes situações e problemas. 

5 tendências de tecnologias inovadoras para investir em 2024 

Após conhecer os tipos de inovação presentes nas empresas, é o momento de conhecer as tecnologias do mercado que são destacadas como tendências para 2024. Assim, você consegue inseri-las na sua operação com assertividade. Confira! 

1. Inteligência artificial e machine learning 

Provavelmente, a inteligência artificial já faz parte das tecnologias inovadoras utilizadas na sua operação. Geralmente utilizadas por meio de chats (como ChatGPT), elas podem agilizar várias rotinas, como brainstorming, redação de e-mails e até preparação de fórmulas para planilhas. 

É válido destacar que a IA não está restrita apenas ao chat! Elas podem ser utilizadas em ferramentas de design, no tratamento de dados, na automatização de respostas e até na robótica da sua empresa. Como exemplo, podemos citar o Tinbot, que pode recepcionar visitantes e colaboradores com inteligência artificial! 

O machine learning, por sua vez, é uma área da inteligência artificial. Ele pode ser entendido como a habilidade de sistemas de aprender conforme são utilizados. Existem alguns tipos de aprendizado de máquina, que são úteis para diferentes necessidades. É válido aprofundar no tópico para usá-lo a seu favor! 

Para 2024, essas tendências surgem para otimizar processos e facilitar rotinas. Afinal, com a IA, tempo é poupado, de forma que a equipe consegue focar em outras demandas mais estratégicas. 

2. Realidade aumentada e realidade virtual 

Duas tecnologias do mercado em ascensão, a realidade aumentada e virtual se torna cada vez mais parte dos negócios. Para compreender as vantagens de ambas, é válido dar um passo atrás e distingui-las! 

A realidade aumentada consiste no uso da conexão entre nosso mundo e o digital. Como exemplo, podemos citar ferramentas que projetam móveis na sala, para conseguirmos visualizar como ficarão, ou provadores virtuais, que permitem visualizar produtos em nossos corpos. 

Já a realidade virtual se trata de um mundo digital, como o metaverso. São espaços disponíveis apenas nos ambientes não físicos, no qual podemos criar avatares. Muitos segmentos, como o de moda e o imobiliário, estão investindo nessa tendência! 

Essas tecnologias, em 2024, trarão vantagens a depender do segmento. Quem atua com e-commerce pode tirar vantagem da realidade aumentada. Já setores que despontam como tendência no metaverso podem investir na virtual. 

3. Blockchain 

O blockchain é uma tecnologia em que informações de uma empresa são compartilhados em cadeia, de maneira transparente e confiáveis, pois solicitam aprovação e comprovação das pessoas envolvidas no processo. É uma maneira segura de lidar com diferentes processos, como pagamentos, pedidos e transações. 

Basicamente, o blockchain impede que modificações de dados sejam feitas sem consentimento das pessoas envolvidas. Logo, caso uma venda ocorra em um sistema blockchain, que paga e quem recebe precisa validar as transações, de forma que a segurança é um fator bastante relevante no sistema. 

Podemos citar esta como uma das tecnologias inovadoras para 2024 porque, cada vez mais, a segurança de dados é uma pauta nos ambientes virtuais. Dessa forma, pode ser utilizada por diferentes segmentos para evitar inconformidades. 

4. Internet das coisas 

Outra tendência de tecnologia para 2024 é a internet das coisas, um termo técnico para práticas bastante presentes no dia a dia. O termo se refere à conexão de itens cotidianos às redes virtuais. Como exemplo, podemos citar lâmpadas inteligentes, assistentes virtuais e carros e relógios inteligentes. 

Para além de trabalhar com esses produtos para clientes, a oportunidade é utilizá-los na sua empresa, para controlar salas ou surpreender colaboradores e parceiros. Além de criar uma experiência, a internet das coisas pode poupar energia e otimizar tempo. 

5. Robôs interativos 

Por fim, vale citar a área da robótica, que desponta como tendência com base na interatividade. Para além da Alexa, que já se faz presente na vida de várias pessoas, outros robôs aparecerão, inclusive nas empresas! 

Seja na recepção, na apresentação de eventos ou em ocasiões especiais, os robôs interativos serão parte da nossa rotina de 2024 em diante. Por isso, vale analisar sua operação e encontrar oportunidades para inseri-los no cotidiano. 

Quando falamos de robôs interativos, falamos do Tinbot! A família de robótica pioneira no Brasil consegue apresentar eventos, trabalhar na recepção e desenvolver experiências únicas para os mais variados tipos de empresas — inclusive, utilizando inteligência artificial! 

Para contar com mais de uma das tecnologias inovadoras na sua empresa, acesse o site do Tinbot e conheça os diferentes robôs interativos!