Inteligência artificial nas empresas: o futuro já é realidade!

Lembra quando você era criança e via aqueles robôs incríveis nos filmes? Recorda de todos eles andando pela cidade, vivendo entre os humanos, realizando tarefas comuns e cotidianas e facilitando a vida das pessoas? Pensávamos que isso levaria anos e, de repente, estamos aqui! Século XXI, inteligência artificial nas empresas, no seu celular, no seu computador – em todo lugar, praticamente! 

Na maior parte do tempo, os robôs não são exatamente como imaginávamos. É estranho pensar que o sistema do supermercado, por exemplo, é uma das soluções de IA (inteligência artificial) aplicadas ao dia a dia. 

Por mais que sem corpo físico, muitos sistemas podem ser considerados robôs. É o caso da Siri e da Alexa, vozes dentro de aparelhos menores e menos robustos que humanoides. Ainda assim, elas são aplicações de inteligência artificial no mundo moderno capazes de realizar várias tarefas – exatamente como as máquinas dos filmes da sua infância costumavam fazer! 

IA nas empresas também começa a ser cada vez mais comum. Em alguns setores, como o automobilístico, a inteligência artificial é utilizada há anos para a construção de carros. No entanto, negócios menores também podem contar com tecnologia no dia a dia para diversas atividades. 

Robôs preparando caixa com produtos de beleza.

Os robôs estão cada vez mais integrados às empresas.

É o caso do Tinbot, humanoide desenvolvido por uma empresa de robótica do Grupo DB1, que já foi capa da Forbes, apresentou eventos, recepcionou pessoas e muito mais.  

Para saber mais sobre o uso da inteligência artificial nos negócios, continue a leitura desse texto e comece, agora mesmo, a se tornar uma empresa do futuro no presente! 

O que é inteligência artificial? 

Antes de entrarmos no mundo de IA para empresas, é válido entender o que exatamente significa inteligência artificial, a fim de que tudo fique bastante claro. 

Em questões técnicas, IA é um ramo da ciência da computação cujo objetivo é desenvolver dispositivos tecnológicos com a habilidade de simular o raciocínio humano. Dessa forma, essas tecnologias são capazes de entender, de aprender, de tomar decisões e de resolver problemas de forma similar a das pessoas. 

Como comentado, podemos encontrar inteligências artificiais em vários lugares: em celulares, nos supermercados, em fábricas. É clichê, mas a tecnologia de fato está extremamente atrelada em nossas vidas de maneira que, muitas vezes, nós nem percebemos como elas são necessárias e importantes para tarefas simples. 

Imagine, por exemplo, realizar uma viagem atualmente sem um GPS. Para muitas pessoas, é praticamente impossível, afinal, a leitura de mapas já não é ensinada com aplicação para o dia a dia há muitos anos.  

Equipe de trabalho em ambiente aberto e tencológico.

Atualmente, a tecnologia se encontra extremamente conectada às nossas vidas.

Os sistemas de GPS, como Waze e Google Maps, são inteligências artificiais capazes de te ensinar rotas, alertar sobre situações – como radares e congestionamentos – e calcular o tempo médio de viagem. Em outras palavras, é uma IA ajudando seres humanos cotidianamente! 

Quando falamos de inteligência artificial, é comum encontrar os termos machine learning (em tradução livre, aprendizado de máquina) e deep learning (em português, aprendizado profundo). 

O que é machine learning? 

Machine learning é um método no qual máquinas e sistemas utilizam de análises de dados e de algoritmos para desenvolver soluções e resolver problemas. Logo, são IAs capazes de coletar informações e de tomarem decisões. 

Conforme a coleta de dados acontece, essas máquinas conseguem aprender mais e adaptar seu funcionamento. Assim, durante o processo, elas descobrem informações e buscam melhorar os resultados. 

O que é deep learning? 

deep learning foi uma maneira de tornar o machine learning mais potente, aumentando a habilidade de captar dados dos sistemas. Dessa forma, eles são capazes de atender à necessidade das pessoas e de desenvolver ainda mais soluções sozinhos. 

Desenvolvedores trabalhando próximo a um servidor com muitos cabos.

O deep learning é uma forma de desenvolver ainda mais a habilidade de inteligências artificiais.

Dessa forma, tanto o machine quanto o deep learning são métodos capazes de desenvolver inteligências artificiais ainda mais robustas. 

E onde entram os robôs? 

Os robôs são sistemas desenvolvidos para lidar com determinada tarefa humana, sejam eles físicos ou sistemas. Eles podem ter inteligência artificial aplicada, para que sejam mais inteligentes, porém isso não é uma obrigação. 

Ao contrário do que construímos no nosso imaginário, os robôs não precisam ser humanoides. Na verdade, os primeiros não tinham corpo como geralmente vemos nos filmes. As máquinas que conseguem caminhar em duas pernas são bastante recentes. 

A inteligência artificial nas empresas 

Quando falamos sobre negócios, os exemplos de inteligência artificial nas empresas são vários e, quase sempre, não possuem características humanoides como muitas pessoas gostariam. 

Na maioria das vezes, a IA nas empresas aparecem em forma de softwares e de sistemas capazes de automatizar processos, de otimizar o tempo e de aumentar a produtividade da equipe. 

Vamos supor que você tenha uma loja de calçados e conte, hoje, com um programa capaz de organizar todos os modelos presentes no estoque e de dar baixas automáticas quando eles são vendidos. Isso é uma IA funcionando, facilitando sua vida e melhorando o dia a dia da sua empresa! 

Além de automatizar determinadas atividades e de diminuir o tempo em que elas levam para serem executadas, implementar inteligências artificiais no seu negócio é uma maneira de diminuir erros, que acontecem em tarefas manuais. 

Homem trabalhando no notebook, com uma xícara de café ao lado.

Cada dia mais, as IAs automatizam processos em empresas.

É importante destacar que contar com IA não significa substituir as pessoas por máquinas! Ela funciona como uma ajuda para seus colaboradores, de forma que eles podem focar em demandas estratégicas e que de fato façam seu negócio crescer. 

Exemplos de inteligências artificiais nas empresas 

Para que fique mais acessível pensar na integração de IAs no seu dia a dia, é válido conferir exemplos de sistemas que estão presentes nos seus processos – ou que podem ganhar espaço no cotidiano para facilitar determinadas atividades. Confira! 

Chatbots 

Famosos na internet, os chatbots são plataformas que automatizam o contato com o cliente, realizando o atendimento ou reunindo as informações necessárias para que ele seja feito de forma otimizada – como nome, email, telefone, motivo da mensagem etc. 

Para empresas com setores de comercial, de suporte e de atendimento ao cliente setorizados, o chatbot é uma forma de direcionar o contato para o profissional mais qualificado.  

Assistente virtual 

Uma opção mais desenvolvida que o chatbot, a assistente virtual atua com base em machine e deep learning, pois entende as mensagens dos usuários e trabalha para fornecer respostas de forma personalizada. 

Logo, enquanto os chatbot são chats de atendimento geralmente programados de antemão, a assistente virtual opera por si só, aprendendo com cada contato realizado. Ela também pode funcionar por comandos de voz, como é o caso da Alexa. 

Recomendação de produtos 

Para quem trabalha com e-commerce e com vendas online, a inteligência artificial que coleta informações sobre o usuário para direcionar anúncios e produtos nas páginas de forma personalizada é uma estratégia de sucesso que impacta diretamente nas vendas. 

Mulher anunciando os produtos de sua loja virtual.

Inteligências artificiais de recomendação de produtos são capazes de aumentar os resultados em lojas virtuais.

Essas ferramentas funcionam por meio de cookies instalados nas páginas visitadas pelos usuários, de forma que, quando ele retorna para o seu site, os produtos que ele visualizou anteriormente são oferecidos para ele. É uma ótima maneira de trabalhar o cross selling na sua loja virtual. 

Softwares de automação 

Como já comentado, existem diversos softwares que automatizam processos do seu dia a dia e otimizam o tempo de toda a equipe. Estoque, logística, produção, financeiro e diversas outras áreas da sua empresa podem ser integradas a sistemas inteligentes. 

Os programas de automação mais comuns são o CRM – para relacionamento com o cliente – e o ERP – para gestão empresarial. Porém, existem muitas opções, e certamente aparecerão mais com os avanços tecnológicos. Portanto, vale acompanhar as novidades do setor de perto! 

Sistemas de seguranças 

A IA também ajuda a garantir uma empresa mais segura para todos, por meio do internet banking ou de sistemas integrados capazes de liberar a entrada apenas de pessoas autorizadas no estabelecimento. 

Os robôs nas empresas 

Você talvez esteja, neste momento, perguntando-se: tá, mas cadê os robôs? Afinal, empresas com aspirações tecnológicas e futuristas certamente querem contar com humanoides no seu dia a dia. 

Foi pensando em inovação que a Tinbot Robótica, empresa do Grupo DB1, desenvolveu a Daisy, nova assistente virtual integrada à sede em Maringá. 

Daisy, robô do Grupo DB1 em formato de olho.

Daisy, a inteligência artificial da sede do Grupo DB1.

Conectada aos dispositivos inteligentes do local – como o reconhecedor facial que abre a porta apenas para pessoas autorizadas, as luzes decorativas e outros equipamentos – a Daisy é capaz de se comunicar e de fornecer informações relevantes aos colaboradores e aos visitantes. 

Ela pode, por exemplo, contar a história do Grupo DB1, fazer piadas, cumprimentar pessoas que acabaram de chegar (por meio do reconhecimento fácil da entrada), mudar as luzes para o tom preferido de quem solicitar, falar a agenda de determinado colabrador e muito mais. 

A inteligência artificial desenvolvida para a Daisy já está disponível para o seu negócio e pode surpreender e encantar colaboradores e visitantes. Além disso, é uma forma de modernizar sua empresa, inserindo tecnologia no seu dia a dia. 

Contar com uma IA para empresa também é uma forma de se destacar da concorrência, de deixar a empresa mais segura e de criar experiência incríveis e inovadoras. Quer conhecer mais sobre a Tinbot Robótica e nossas soluções para seu negócio? Então clique na imagem abaixo e envie seus dados de contato! 

Clique para acessar o site da Tinbot Robótica.