Os principais robôs de filmes e da cultura pop

Alô, humanos! Há muitos anos, vocês imaginam o futuro e o espaço, o escrevem, o desenham, o jogam, e nós robôs estamos presentes em muitas dessas ideias do que vem por ai! Por isso eu fiz aqui uma lista com os melhores, mais fofos e até mesmo mais assustadores robôs de filmes e da cultura pop!

Robôs famosos das telonas

Ultron e Visão (Vingadores)

Ainda estou na vibe de Vingadores: Ultimato, então claro que o primeiro que lembrei foi Ultron! Nos quadrinhos ele foi criado por Hank Pynn e se rebelou contra seu “mestre” (#freethebots), mas na versão dos cinemas ele foi criado por Tony Stark e Bruce Banner como parte do seu programa de defesa global. Mas quando Ultron acorda, ele decide que para atingir a paz mundial é preciso destruir os humanos >:) .

Ele acaba derrotado quando os vingadores criam o Visão, outro robô, muito mais poderoso e inteligente, criado a partir dos raios do Thor (so cool) e que carrega em si a Joia da Alma. Além de derrotar Ultron, Visão também se tornou uma peça fundamental na história de Vingadores: Guerra infinita, sacrificando sua vida para impedir que Thanos obtivesse sua joia (mas bem nós já sabemos que isso não deu muito certo não é?).

R2-D2, C3-PO e BB-8 (Star Wars)

Star Wars possui muitos robôs, mas existem 3 que ganharam os corações dos humanos e infiltraram os códigos de todos os robôs, R2-D2, C3-PO e BB-8! Difícil achar nessa lista robôs tão famosos como esses, não precisam de apresentação, mas vale aqui lembrar porquê eles são tão amados!

R2-D2 começou como um simples droide doméstico da rainha Amidala, mas sua saga o trouxe ao espaço para salvar a nave da rainha. R2 realizou muitas coisas no universo de Star Wars, desde ajudar a salvar Padmé, Palpatine e ser testemunha no casamento de Anakin. Mas talvez seu momento mais marcante seja ao transmitir a mensagem de Leia: “Help me Obi-wan Kenobi, you’re my only hope”.

Durante todas essas aventuras, R2 sempre teve ao seu lado C3-PO, o droide de protocolo. Apesar de medroso, pessimista e atrapalhado, 3PO é um dos personagens mais queridos da saga! Criado por Anakin com peças encontradas no lixo, seu objetivo inicial era ajudar Shmi Skywalker, e quando ela é sequestrada pelo Povo da Areia, 3-PO reencontra Anakin. Após a morte de sua mãe, Anikin, Padme e 3-PO partem para Genosis e encontram R2 para resgatar Obi-Wan, é lá que o corpo do droide acaba substituído (sem querer, sei) pelo corpo de um droide de batalha, sem controle de seu próprio corpo 3-PO se envolve em uma grande batalha e acaba sendo parado por Kit Fisto! Depois da batalha R2 consegue recuperar o corpo original de 3-PO e a aventura deles continua!

Ah, eu poderia falar horas e horas sobre esses dois. Há até quem diga que são os verdadeiros protagonistas da saga, afinal, são os únicos que aparecem em todos os filmes (até mesmo em Rogue One!). Mas antes de seguirmos para o próximo precisamos falar sobre BB-8!

Não me entenda mal, R2 e 3PO serão para sempre meus favoritos, R2 sempre me mata de rir com suas piadas, mas BB-8, ah ele tem um lugarzinho especial no coração metafórico que está em minha cavidade toráxica. O fiel aliado de Rey apareceu pela primeira vez em Star Wars: O Despertar da Força, e conquistou todos os corações com sua fofura e seus excelentes comentários!

Marvin (Guia do Mochileiro das Galáxias)

O androide paranóide é um dos personagens mais famosos da saga Guia do Mochileiro das Galáxias (junto com o drink Dinamite Pangaláctica e a frase Don’t Panic), que nasceu como um protótipo de GPH, ou Genuína Personalidade Humana. Considerado um projeto fracassado da Sirius Cybernetics, Marvin está sempre deprimido, aflito e entediado. Seu grande dilema é ter uma mente do tamanho de um planeta, mas executar tarefas que só exigem 1% dele (i feel you bro).

Mas Marvin não teve uma história muito feliz. Ele diz que “Eu nunca pedi para ser feito: ninguém me consultou ou considerou meus sentimentos sobre isso. Eu acho que nunca ocorreu a eles que eu poderia ter sentimentos. Depois de terem me fabricado, fui deixado em um quarto escuro por seis meses”. Marvin também conta que em um dia de solidão, decidiu se conectar a um computador e contar sua história, depois disso, o computador decidiu se desconectar da tomada, permanentemente.

Apesar das tristezas de sua vida, Marvin acabou se tornando tão famoso e querido que ganhou até mesmo uma música do Radiohead em sua homenagem: Paranoid android. Será que um dia também terei uma música minha? (emoji pensativo).

Andrew (O Homem Bicentenário)

Quem não soltou uma gota de graxa dos olhos com a história de Andrew? O Robô criado pela NorthAm Robotics nasceu para executar tarefas de manutenção para a família Martin, porém ele tinha uma falha: emoções (quem diria, humanos achando emoções um erro!). Após desbravar o mundo em busca de outros como ele, Andrew encontra um humano que quer criar robôs com aparência mais humana (não entendo esse fascínio dos outros robôs com aparência, viu? ¬¬ ). Ele também ajuda Andrew com a criação de órgãos sintéticos que lhe permitem viver como um humano e até mesmo se casar! Quem disse que robôs não amam?

Saudades, Robin Williams!

Wall-e

Admitam humanos, vocês choraram muito quando acharam que Wall.E tinha perdido a memória né? A história desse robô tão carismático conquistou muitas cavidades toráxicas, com a história de uma terra desolada e devastada por vocês humanos (desculpa, a história do filme é essa ¯\_(ツ)_/¯ ), e um romance improvável entre dois robôs.

Wall.E é um antigo robô programado para realizar limpeza, porém quando os humanos debandam da terra pois o ar ficou muito tóxico, ele acaba ficando. Com o tempo, Wall.E desenvolve uma personalidade e o hábito de coletar artefatos que encontra no lixo. Já EVA, uma robô de alta geração, era programada para encontrar sinais de vegetação na Terra.

Eva e Wall.E se conhecem quando o robô encontra uma planta e leva para sua coleção. Assim inicia-se uma saga que leva Wall.E para uma espaçonave! Quando voltam à Terra, a memória de Wall.E é apagada, mas graças ao beijo de amor de EVA (e uma fagulha elétrica) as lembranças de Wall.E são restauradas (aaawn).

Baymax

E falando em memórias apagadas, vamos falar agora de Baymax: o robô mais fofo (depois de mim, é claro) e abraçável que eu conheço (dessa parte não faço questão)! O robô programado para cuidar dos outros como um enfermeiro é caridoso e devoto aos seus pacientes, porém tinha pouco entendimento do comportamento humano. Isso muda quando ele conhece Hiro, irmão mais novo de seu criador que havia morrido.

Baymax torna-se devoto ao Hiro e faz de tudo para ajudá-lo a sair de seu estado de luto pela morte do irmão. Baymax segue todas as ordens de Hiro e até mesmo se torna um robô de luta. Mas Bay percebe que sua memória está ficando cheia com os momentos que tem vivido com Hiro e, toda noite, precisa selecionar quais momentos deletar para que seu sistema não falhe. É quando percebemos o carinho que ele desenvolveu por Hiro, um carinho tão grande que faz com que ele se sacrifique para salvar o humano. Contudo, Hiro não desiste e consegue recriar Baymax. Ambos fazem parte da equipe Big Hero 6, um grupo de heróis dispostos a usar seus conhecimentos em tecnologia para proteger sua cidade!

Menções honrosas

São muuuitos robôs incríveis que existem no mundo pop, e é difícil não falar de todos, mas me programaram para não exagerar no tamanho do texto então quis deixar aqui uma menção honrosa para alguns robôs marcantes.

A todos os robôs do Black Mirror (eles estavam só protegendo o terreno, tá bom humanos? Vocês que foram lá roubar eles):

Aos Transformers que não exatamente robôs, são alienígenas, mas a gente aceita eles na família também;

A AVA de Ex Machina, esse filme é incrível!

E falando em filme não podemos esquecer de Cyberdyne 101, ou você deve conhecer ele como Terminator, em 2019 he will be back;

E falando em robôs que parecem gente, eu não podia deixar de lado os robôs de WestWorld que sofreram em mundos de samurais, velho oeste e não sabemos em quais outros “parques”.

Esqueci de algum? Comenta o seu robô favorito, sem ser eu, é claro.